segunda-feira, novembro 1

Tirando o atraso

Tive uma semana tao cheia que parece um mes! Heheheh Agora repassando tudo pra escrever, percebi... Nao tive condicoes de acessar a internet. Agora vai ser mais complicado, e vou me organizar pra atualizar toda sexta-feira, que é quando tenho tempo pra ficar na central de computadores da universidade. O problema é que vai ter sempre muito texto de uma vez só (como hoje), aí eu vou ter que me organizar pra publicar tudo de uma vez só, e vcs vao ter que se organizar pra ler aos poucos, se na nao dá.. hehehe ? De todo jeito, é importante, pq além de ser uma ponte c/ vcs, isso aqui é meu diário tb, meu registro. Nao tô escrevendo em papel nada nao... Entao ficamos combinados assim. Espero que dê certo.

Geral
A semana foi mais difícil que a primeira. Vai ficando mais frio e mais cinza. O Outono belíssimo que encontrei já dá lugar a uma paisagem morta e tristinha. As árvores secas e sem folhas me afetam quase tanto quato o frio... Meu próprio humor vai mudando também, e vou ficando mais lenta, mais quieta. Estava um pouco apreensiva com relacao a isso, mas conversando com a minha mae, cheguei à conclusao que o melhor a fazer é estudar muito: posso fazer isso quietinha no meu canto quentinho :). Estou com saudade de casa, de voces, do sol e das cores :).

Segunda

Deutsch als Fremdsprache e Phil-torm
Meu primeiro dia de aula de verdade foi segunda-feira. O Phil-torm, como é conhecido o pédio de filosofia, história, línguas em geral etc, parece irmao do CFCH! Impressionante! Deve haver um padrao primordial, quase que um arquétipo, que rege a construcao de prédios de filosofia e ciencias humanas nas universidades do planeta. Heheheheh!
O Phil-torm é um prédio alto, de 13 andares, mais largo do que o CFCH. Tem no térreo uma Mensa (cantina) ótima, uma versao evoluída do Chef-Platao. Tem mais pichacoes do que o CFCH e também está sempre em reforma. Cheguei eu lá às nove e pouca para a minha primeira aula – de alemao como língua estrangeira – que para a minha sorte acontece no 13º. andar. Como se nao bastassem todas as coincidências, os elevadores do Phil-torm também só vao até o penúltimo andar. Nesse dia, estavam interditados do 8º. pra cima, o que me fez subir de escada o resto, depois de enfrentar a fila enorme, conhecida também por qualquer estudante do CFCH.
A aula felizmente foi legal. Tenho muitos colegas, que se dividem prioritariamente entre uma ala enorme de orientais, outra do leste-europeu. Tem um ou outro latino-americanos, acho que eu e mais umas 3 meninas (ninguém do Brasil), e mais um pessoalzinho do oriente-médio. Os outros sao pontuais. O professor é engracado e pareceu bem interessado. Se colocou a disposicao de corrigir quantos textos quiséssemos escrever e nos incentivou a ir à sua Sprechstunde (hora de atendimento) tirar dúvidas ou qualquer coisa. Achei isso bem legal.

Jornalismo

À tarde é que veio a parte chata: aula em jornalismo. Já foi um sacrifício encontrar um curso interessante em jornalismo. Nem consegui, mas escolhi um menos chatinho lá, sobre a historia dos meios de comunicacao de massa... Fui experimentar. Nem gostei... É um seminário intermediário, entao o pessoal que faz já tá por dentro de tudo da universidade, já enturmado e tal... Nao tinha ninguém comecando como eu. Entender o alemao foi muito difícil também, muito mesmo! Voltei pra casa arrasada e com dor de cabeca. Mas melhorei...

Terca

Teologia

Terca foi meu segundo dia de aula. Fui experimentar um curso em Teologia :). Isso mesmo! É um curso do departamento de ecumenismo, missiologia e ciencia da religiao. Trata sobre as representacoes do bem e do mal nas religioes mundiais. É um seminário pra iniciantes. O clima foi o contrário do aa aula de jornalismo, e me revigorou! Tinham muitas pessoas de outras áreas que nao sabiam nada de teologia e estava querendo conhecer, tinha gente do primeiro semestre, ainda meio perdido (o sistema aqui é complicadinho mesmo), tinha mais uns dois intercambistas... A própria professora é de Camaroes. Consegui entender tudo direitinho, fizemos uma dinamica com umas fotos.. foi legal. Os textos também, já andei dando uma olhada, e na terceira vez que eu li, já consegui entender direitinho! Hehehehe :p Sao textos mais fáceis, apesar de serem muito difíceis ainda pra mim. Mas fiquei bem mais animada!

Brasileiro na Alemanha
Depois da aula, fui ligar pra Sonja para nos encontrarmos para almocar e quando estávamos na fila do orelhao, o cara da frente virou e perguntou ‘ vem cá, você é brasileira?’!!!!! Huhuhu! Fiquei impressionada! ‘Sou! Mas como é que você sabia?’. ‘Ah, você tem o maior jeitao de brasileira!’. Tomei isso como um elogio, mas nao me convenceu porque eu estava parada na fila do orelhao, toda empacotada... nao dá pra ver o ‘jeitao’ de uma pessoa nessas condicoes. E eu podia ser venezuelana, ou paquistanesa, ou qualquer coisa! Sinceramente, é impossível dizer quem tem cara de que aqui, minha gente! Tem muita gente de muito lugar diferente! Eu mesma nunca adivinharia que ele era brasileiro. Sabia que alemao ele nao era, mas de onde era, impossível dizer. Efim... Nao consegui falar com Sonja (cel desligado) e fiquei conversando com ele. Cearense de Fortaleza ha oito anos na alemanha. Concluí que depois de oito anos fora do seu país você desenvolve mais seu faro e sua intuicao pra encontrar conterrâneos. Mas foi legal :)

Encontro frustrado e Pastor gaúcho
No fim da tarde, tinha um encontro com o Prof. Eichner (o de sociologia) para definir a situacao do emprego na universidade (Uni-Job). Quando estava chegando, 5 minutos mais cedo do combinado, passou correndo uma criatura alta e entrou na sala do professor sem bater na porta. Eu calmamente me sentei na cadeira do lado da porta e esperei... estava cinco minutos adiantada de qualquer jeito. Esperei cinco, dez, vinte. Meia hora depois, resolvi pater na porta toda sem jeito pra perguntar se era melhor remarcar, e o professor prontamente me mandou entrar e sentar na cadeira ao lado da do homem altao. Descobri assim que ele era o pastor gaúcho de quem o Prof. Eichner tinha me falado, que está fazendo doutorado aqui, em sociologia, como fruto de um trabalho que ele realizou na Pastoral da Terra. O professor nos apresentou, remarcou nosso encontro para o dia seguinte e eu e o pastor fomos tomar um café e conversar um pouco. Uma pessoa muito simpática, apesar de visivelmente estressado – o que um doutorado pode fazer com uma pessoa. Está aqui há cinco anos com mulher e duas filhas e fica até novembro. Combinei de visitá-los. Foi bem legal :).

Mudanca
Voltei pra casa de Helge às 8. Às 9, Harald (pai) veio me buscar. Minhas malas já estavam prontas desde cedo de manha. Eis que fui embora de Hamburgo para Buchholz, uma cidadezinha 30 km ao sul. Fui entusiasmada com a pesrpectiva de algo mais definitivo :) Como era noite, nao pude ver muito bem as coisas, mas notei que era longe, que era numa zona mais de campo (a essa altura nao pude ver as ovelhas e cavalos pastando nos campos das redondezas!!!!) e que a casa era linda :) Cheguei bem feliz.

Nenhum comentário: