sexta-feira, outubro 22

Noticias atrasadas



Ausência
Oi, pessoal! :) Desculpem a demora. Esses dias foram mesmo um pouco apertados. Soma-se a isso o fato de estar usando o computador "dos outros", o que traz, por mais maravilhosos que sejam os anfitrioes, alguns limites. O tempo que eu tinha pra escrever era sempre bem tarde da noite, e eu acabei deixando sempre "pra amanha". Tenho ainda de dar a má notícia que, depois que eu for embora aqui da casa de Helge, nao terei mais computador "em casa", e terei que usar os da universidade. Mas é só me organizar que dá... só a frequencia nao vai poder ser como a do comecinho. Mas enfim...

Aqui vai tudo bem! Constatem:



Sol e passeios
Nos últimos dias, tem feito sol. Isso nao esquenta o dia, mas, de todo jeito, o torna mais bonito :) Venta muito mesmo aqui, como se o outono tivesse pressa que as folhas das árvores caíssem logo pra o inverno poder chegar. As árvores no entanto resistem, e muitas permanecem totalmente verdinhas. Sonja notou e comentou que é um pouco estranho haver tanto verde esta época do ano. "É que o outono esperou por mim", confidenciei a ela :) Por causa do bom tempo, fui passear ontem e hoje com Claudia e Jonna. Ontem andamos um pouco em direcao à parte antiga da cidade, e chegamos até o rio, lindíssimo! Há muito verde nas margens... patos selvagens nadando... ficamos um tempo por lá - nao numa ponte, mas num pier que entrava um pouquinho no rio largo. Jonna ficou muito feliz com os patos :) Eu também. Nem os pobres e duros caranguejos aguentam mais nossos rios no Recife, que dirá os patos. Hoje escolhemos outro roteiro - demos uma volta num parque aqui perto, de gramado, árvores imponentes e pessoas passeando com seus cachorros. Já comentei que tem cachorros por toda parte aqui, né?


Esbocos de sociabilidade
Quarta-feira à noite fui com Sonja a um encontro do PIASTA-Programa para a integracao de estudantes estrangeiros da universidade. Chegando lá, era um lugar legal com uns sofás, um balcao tipo bar, umas 30 pessoas, comida e bebidal legal (a famosa BL - boca livre :p) ... Logo que chegamos, umas pessoas com crachazinho vieram perguntar de que país éramos e o que estudávamos. Conversamos um pouco. Depois teve uma dinâmica de grupo pra todo mundo se conhecer - frustracao: ninguém do Brasil! Nem tampouco da America Latina! Tinha da China, Bulgária, Rússia, Polonia, Maldávia (!), Grécia, Jorndânia, do Marrocos... esses sao alguns exemplos que eu lembro :) legal, né? Aí fomos nos enturmando aos pouquinhos. Conversei bastante com uma menina da Grécia que faz medicina e um cara da Polonia que faz economia. Tinha também o cara da Jordania que fazia biologia molecular, era islâmico mas participava do grupo evangélico de estudantes e conhecia o grupo bahá'i. Ele me deu um panfleto do grupo evangelico (ESG - Evangelische Studentengemeinde) e disse que recomendava, que era legal. Entao ontem eu fui pra o jantar internacional que o ESG oferecia. Andei que só a pexte pra achar o lugar. Quando achei, percebi que era tudo bem menor e mais modesto do que eu esperava, o que me fez sentir bem mais confortavel, na verdade :) Encontrei um grupo que integrava indiano, nepalês (?), uns três ou quatro de Camaroes, duas meninas do Iran, uma francesa e mais alguns que nao lembro... Gostei mais do encontro do PIASTA (que acontece, para minha alegria, toda quarta), mas os dois foram um bom exercício de sociabilidade e uma oportunidade interessante de conhecer um pouco mais sobre esses outros mundos que se encontram aqui.


Eficiência (mamae e papai, orgulhem-se ;p )

Quinta-feira resolvi sozinha quase todas as minhas pendencias burocráticas! Orei bastante na véspera :) Acordei determinada. Fui ao banco (Deutsche Bank) e abri minha conta (gracas a Deus o atendente fala ingles, e muito bem, por sinal). Depois passei num café e comi alguma coisa (passavam das 10 da manha e ainda n tinha comido nada. Estou comendo pouco aqui). Lá pedi umas instrucoes de como chegar ao endereco do plano de saúde que tinha sido indicado pelo Prof. Beyer (o leonino engracado da coordenacao de cooperacao internacional) e, munida do meu mapinha, segui para o lugar que felizmente poderia ser alcancado a pé mesmo! Lá um determinado homem que também tinha sido indicacao do Prof. Beyer me atendeu (nao falava ingles, mas era muito simpatico e engracado, mais ainda que o próprio Prof. Beyer!!). Deu tudo certo, e ao meio dia eu já me sentia muitíssimo orgulhosa de mim mesma! Eu precisava da conta corrente para fazer o plano de saúde, e precisava do plano de saúde para validar o visto e a matrícula na universidade. No meio tempo, fui passear com Claudia e Jonna. Às 14h, fui orgulhosíssima ao escritório do Prof. Beyer entregar o comprovante do plano de saúde.

Missoes cumpridas, segui para mais uma: encontrar-me com o Prof. Eichner (o bem legal de sociologia) e conversar sobre o trabalho na universidade. Ao encontrá-lo na sua sala, ele me convidou para tomarmos um café porque ele ainda nao tinha tido tempo de comer nada (pense que ele trabalha!). Ganhei um ótimo café com leite (que aqui eles servem numa tigela enorme, parecendo sopa japonesa) e uma conversa agradável. Discutimos sobre o trabalho e devemos fechar contrato terca-feira próxima. É um trabalho mecânico, talvez até um pouco chato, mas que se situa dentro de um projeto grande e muito interessante: uma pesquisa que ele realizou sobre a configuracao da família em Hamburgo. O projeto será entregue ao governo do estado no início do ano que vem. Talvez hajam parcerias com entidades brasileiras para o desenvolvimento de projetos semelhantes, e ele falou que eu poderia também ajudar em alguma coisa assim que algo concreto surgisse, o que daria tempo também de meu alemao melhorar :) Por enquanto, vou organizar uns dados no computador, unir alguns arquivos, essas coisas bem copy-paste. Coisa fácil, se a pesquisa nao tivesse cerca de 400 variáveis de sei lá quantos milhares de habitantes. Enfim. Nao será um trabalho pelo qual receberei uma quantia x mensal (o que seria legal); receberei um montante x ao fim da tarefa que devo realizar, o que deve ser em dezembro. De qualquer forma, é um comeco, e fiquei bem feliz de ser parte, de alguma forma, de um projeto tao legal. Esse foi meu dia de quinta-feira de 100% de aproveitamento :)

Preguicinha
Hoje passei o dia em casa, exceto pelo passeio com Jonna e Claudia. Nao terei aulas nas sextas-feiras. Acordei tarde, brinquei com Jonna, passeamos, conversei bastante com Claudia, conheci os pais dela que vieram nos visitar e, à noite, saí para comprar pao e outras coisinhas para o jantar. Foi um dia tranquilo e legal. Até cheguei a ligar pro brasileiro que encontrei no trem para saber se ele e os outros iriam fazer alguma coisa. Eles iriam, mas sairiam só às 10 da noite pra o aniversário de um cara aí... fiquei com preguica e sem vontade e depois de 15 minutos de crise de consciencia (você precisa fazer amigos!) decidi ficar em casa mesmo. Claudia e eu fizemos caipirinha, ela e Helge foram ver TV enquanto eu vim finalmente para o computador dar notícias pra vocês :)

;)

Notícias e registros atualizados, me despeco com amor, saudade e costas doendo (Harim, meu amor! Sua massagem... ;}) à 1:15 da noite. Pouco depois das 8 pra voces.

Nenhum comentário: