quarta-feira, novembro 17

ui ui ui! morar sozinha... trabalhar...

Tenho uma novidade um pouco bombástica! Pelo menos pra mim ela foi! Está acontecendo tudo muito antes do que eu esperava, mas bem, tem que se dancar conforme a música.

Recebi há quase duas semanas uma carta do Studentenwerk (servico de apoio aos estudantes) me dizendo que eu tinha um quarto numa das casas de estudantes aqui na cidade. O quarto é pequenininho, num corredor com vários outros quartos, numa casa de estudantes. O pessoal de cada corredor divide uma cozinha. Na casa tem ainda uma sala de estudos, uma lavanderia, uma sala de estar pra todo mundo, essas coisas. Estive lá, é meio tristinho, parece um retiro militar, tudo quadrado :p Mas quando se está lá, deve-se ser bem mais vivo do que parece. O quarto é mobiliado, e se paga um alugel fixo já com tudo incluido. É a possibilidade mais barata de um estudante morar só aqui. Para ficar com o quarto, teria que preencher os formulários e assinar o contrato e entregar tudo no escritório deles até sexta-feira dia 12/11. Me mudaria entao a partir do dia 01.12. Enfim, recebi a carta, fiquei surpresa mas deixei pra lá ("nah, nao dah pra fazer isso agora").

Segunda-feira, depois de já passado o prazo, é que comentei com Sonja (quem fez a solicitacao do quarto pra mim) sobre a carta e o quarto, e disse a ela que nao dava pra fazer. Ela comecou a me encher de perguntas ruminando na cabecinha dela (muito mais hábil que a minha; me lembrou um pouco a Daienne) se nao dava mesmo pra ir pra lá. Ela me lembrou que é em dezembro que recebo o pagamento do meu trabalho agora, e que com esse dinheiro eu podia ficar lá pelo menos um tempo até encontrar outro trabalho (que eu preciso comecar a procurar agorinha mesmo). Além disso, ela me explicou que esses quartos sao muito muito muito difíceis de conseguir, as filas de espera sao muito longas, era praticamente um milagre eu ter recebido esse quarto e se eu nao ficasse com ele, provavelmente eu voltaria para o fim da lista e talvez nao conseguisse outro quarto antes do fim do meu intercâmbio. Me senti absurdamente mal, e nem comentei com ela "sabe o que é que é... é que agora eu já perdi o prazo". Me senti mal, dormi mal, acordei mal na terca, muito incomodada com a história toda. Pouco antes da minha aula, já em Hamburgo, é que decidi ligar pra o escritório do Studentenwerk só pra ver se ainda tinha alguma chance. "Aqui é Alemanha; o prazo era sexta-feira; na verdade, eles até pediam pra ligar antes avisando da decisao; hoje já é terca-feira... Hum, com que cara eu vou perguntar pra mulher se ainda tem possibilidade? Aaaaaargh, vou ligar de uma vez, dizer que perdi o prazo mas que queria saber se ainda tem possibilidade. É. É isso que vou fazer! Nao custa nada! (na verdade, orelhao aqui é muito caro! mas enfim)". Liguei, um cara muito chato, sem paciencia e com um alemao enrolado atendeu e me mandou ligar pra outra pessoa. Liguei pra outra pessoa e, TCHANAAAAAN, ainda tinha possibilidade!! Ela ia mandar a carta pra outro estudante ontem de tarde, e como eu liguei de manha, ela me mandou chegar lá no escritório até o meio dia com o contrato! Fui correndo pro escritório encontrar com ela. Chegando lá, como se nao bastasse, ainda consegui que ela me desse um tempo pra pensar e decidir - até hoje (quarta) de manha!!! Hehehehehe Milagres acontecem mesmo na minha vida, minha gente :)

Enfim. Agora era dicidir. Aaargh, se dormi mal com o peso na consciencia, agora o peso de ter que decidir o que fazer era ainda pior e minha cabeca comecou a doer. Voltei pra aula, assisti a aula, mas mal consegui me concentrar. Como é que eu ia decidir entre ficar na casa dos Frey ou ir pra esse quarto? Quais eram minhas reais possibilidades, quais os prós e contras - tanta coisa pra pesar, medir, pensar! (MANHEEEEEEEEEEEE - eu gritava por dentro, e outra voz respondia - é, ela noa tá por perto.. voce nao queria andar com as próprias pernas? pois bem, voce tem que decidir).

Liguei pra Hannelore e avisei que nao ia voltar pra casa com Harald, ia voltar depois, de ônibus. Peguei o metrô até a casa de estudantes em que poderia morar. Kiwitsmoor é o nome da casa, o nome da rua e o nome da estacao do metrô. É bem ao norte da universidade, um pouco afastada, 30 min de metrô. Demoraram uma eternidade (pareceu muito mais do que a uma hora que gasto todos os dias pra vir de Buchholz pra cá). Ao chegar lá, argh, achei, como já disse, quadradao e sem graca. A porta de uma das casas estava aberta e consegui entrar. Corredores vazios, eco, portas enfileiradas de cada lado. Saí, dei uma volta nas casas, espiei pelas janelas com cortinas abertas. Desejei encontrar alguém pra conversar. Nem sinal de vida. Ouvia alguams vozes vinda dos quartos e queria gritar "ei, voces aí", mas gritava só por dentro. Depois de ver que nao conseguiria olhar mais do que isso, fui andando em direcao à estacao pra voltar pra casa. Foi quando uma menina saiu de uma das casas também em direcao a estacao. Me aproximei e falei com ela. Lisa. Vinha do sul da Alemanha e estava em Hamburgo há dois meses. Me contou que a distancia da universidade nao atrapalhava, que ela vinha de uma cidade pequena entao gostava muito da tranquilidade do bairro.. conversamos bastante, a enchi de perguntas e ela ficou feliz em ajudar. E eu fiquei muito feliz por tê-la encontrado! :)

Ao chegar em casa, já no comeco da noite, ainda nao sabia o que fazer. Conversei muito com Hannelore. Ponderamos. Liguei pra mainha, ela nao tava. Falei com Dona Irene rapidinho, e ela me disse: "Ana, se voce puder pagar, nao pense meia vez! Vá-se embora pra um lugar sozinha!". O conselho espontaneo dela foi um peso grande na balanca. Katharina tasmbém nao conseguiu entender porque é que eu ainda estava pensando. "Eu espero a muito tempo por esse quarto e nunca consigo, por isso tenho que pagar um apartamento normal, que é bem mais caro!". Mas é que na casa dos Frey é tudo bem mais fácil, tentei explicar pra ela! Meu coracao já pendia mais pro lado do quarto, mas eu nao queria dar o passo maior do que a perna.

Só depois de mais duas horas é que consegui falar com Mainha. Depois que ela me garantiu que daria um jeito pra me dar cobertura financeira, minha decisao estava tomada. O quarto nao era tao aconchegante quando a casa dos Frey, lá nao tem ninguém por mim, nao tem a presenca constante deles (apesar de que ainda contarei com eles, vou ficar com eles no Natal e tal), mas enfim, como diz a vozinha na minha cabeca: "e voce nao quer andar com as próprias pernas? Entao!"
Aí eu respondo: "e que minhas pernas ainda sao fraquinhas, tem que ir devagar pra nao quebrar! tenho que encontrar um outro trabalho agora e trabalhar muito muito e fazer feira e pagar aluguel e aiaiaiai"

Hehehehehhe

Resumo: em dezembro estarei me mudando pra morar sozinha pela primeira vez em toda a minha longa existência de quase vinte anos :)



E pra quem ainda nao acredita em milagres, pra quem todos os milagres que eu conto aqui nao sao suficientes, aí vai mais um:
Hoje, pouco depois de ter fechado o contrato, encontrei por acaso no meio da rua com o Prof. Eichner, o coordenador do convênio e meu empregador. Ele estava com uma estudante que acabou de voltar de portugal, nos apresentou e trocamos telefones. Aí ele me disse: "Carol, estive pensando, acho melhor nós trocarmos o modelo do seu contrato para o de Auxiliar Estudantil".

---> meu contrato é um contrato de obra. tem data de início e de término, um trabalho que preciso realizar e no fim recebo o dinheiro, e pronto. O contrato de Auxiliar Estudantil é um contrato tipo emprego mesmo, trabalho tantas horas por mês, recebo tanto todo mês e nao tem data de término nao!

A pessoa só pode morrer do coracao com um presente desses!
Séeeeeeeeeerio, Professor? Mas que notícia maravilhosa! Eu queria até lhe escrever um email contando a novidade de que recebi um quarto do Studentenwerk e estarei me mudando pra lá em dezembro; e com esse outro contrato seria bem melhor mesmo pra mim!"
"É! Que bom, entao! E em qual casa você recebeu o quarto?"
"Ah... é um pouco longe daqui, em Kiwitsmoor."
"Kiwitsmoor? Ah!! Nao é longe nao!!! E é a cinco minutos da minha casa!!"

Heheheheh! E minha vida nao é novela, nao. É de verdade! Eu, como vocês, fico esperando os próximos capítulos.

E quem tá orando por mim, pode continuar que tá funcionando :) Obrigado!!! :)

Nenhum comentário: