Esse é um post cujo tema é notícias, e nao que contém notícias minhas :p Afinal, bem ou mal, eu estudo comunicacao :)
O que será que é noticiado no Azerbaijao? Nao faco idéia. Mas aqui na alemanha, dá pra ter uma nocao geral da agenda principal do jornalismo. Minha fonte principal de informacao tem sido o rádio, que ouco no carro e no meu quarto. Depois, a TV. Jornal ainda nao leio. Desde que cheguei até agora, percebi duas vertentes constantes na pauta:
-política internacional
-economia interna
É cedo pra saber se isso é uma constante, inclusive porque os últimos dias do cenário internacional têm sido mesmo agitados. Aqui se acompanhou de perto, como acho que em todo o mundo:
Eleicoes dos EUA
Situacao no Iraque
Morte de Arafat
Quanto ao outro ponto, é que a Alemanha está com problemas econômicos. Eu nao entendo ainda as notícias com tanta profundidade (hihihih), mas parece que eles têm um rombo ainda como resultado da antiga divisao leste/oeste. Investiram milhoes e milhoes na antiga Alemanha Oriental e o retorno é ainda muito aquém do esperado. Isso tem alguns reflexos cotidianos: está sendo discutido o aumento do número de horas de trabalho, e a transferência permanente do feriado nacional da reunificacao alema para um domingo. Na Alemanha já quase nao existe feriado. Nacional, só esse – e natal e ano novo, né... Igual ao Brasil, hein? Heheheh :p Esses dias, por causa da reunificacao, houve muita coisa sobre a antiga separacao. Assisti um documentário especial sobre a vida nas cidadezinhas próximas à fronteira, ou NA fronteira, às vezes aldeotas de meio caminhao de gente que de uma hora pra outra foram cortadas ao meio.
E por falar em notícia, hoje é o primeiro dia da implementacao da televisao digital na alemanha. Isso também esteve na pauta, e a populacao teve que se preparar comprando um aparelhinho especial pra poder captar. Aparentemente tudo permanece igual, exceto o aparelhinho e o fato de que agora têm mais alguns canais, mas na verdade a TV digital é capaz de uma verdadeira revolucao. Aguardemos e vejamos :)
Mas a TV daqui tem umas coisas bizarras. É impestada de reality shows também, bem pior que a nossa. Mas, nao sei, tem alguma coisa estranha com a estética, com o jeito que a coisa é feita. Nesse especial que eu falei, sobre a reunificacao, pox exemplo, tinha muitas entrevistas. Elas aconteciam assim: ficavam o jornalista e os entrevistados parados, de pé em, e aquele microfone sorvetao enorme entre eles. Aí na hora que o jornalista perguntava aquela pergunta looonga, mesmo assim a câmera ficava em close na cara de batata do entrevistado. Quando ventava, ficava aquele discreto chiado do vento no microfone. Heheheh! E nao era ao vivo naaaao!! A edicao, misericórdia, chega dava pena :p Talvez nao seja tao ruim, rapaz, é a globo que nos deixa mal acostumados, tudo certinho, sonoplastia legal, ambientacao, fadeouts, blenblenblen :p
E os telejornais aqui!! Tem um nacional chamado Tagesschau, apresentado por uma jornalista só, sentada do lado direito da tela com um quadradao do lado esquerdo superior ilustrando a introducao da notícia. Ela fica cá, com a cabeca baixa, lendo os papeizinhos – termina de ler, passa o papelzinho pra pilha do lado e comeca o seguinte!! Hahahahahaha!! Tao imaginando William Boner de cabeca baixa lendo papelzinho no Jornal Nacional? Heheheheh :p
E teve um programa de auditório que eu vi, super popular, em que se apresentaram três pavoas como super atracao. Três senhoras com uma roupa que parecia uma mistura dos porwerrangers com as meninas superpoderosas, uma rosa, uma vermelha e uma laranja. Elas cantavam, fazendo uma coreografia pavorosa, em cima do palco, com um jogo de luz igualmente assustador. Ô coisinha de mau gosto, viu? Hehehe!
Mas as rádios daqui sao muito boas :) Tem uma de notícias, impecável :)
Mas eu me divirto! Hihihi
Nenhum comentário:
Postar um comentário