sábado, novembro 19

lacuna

Este blog, assim como sua autora, está se redefinindo. Enquanto isso, muito movimento, em silêncio.

quarta-feira, setembro 7

partida

Hoje deixo Hamburgo para trás, sem saber o que de mim deixo junto com a cidade. Sei que levo muito amor, gratidao, amigos de verdade, saudades, aprendizagem...
Levo pequenas coisas do dia-dia, que enfeitaram minha vida nova velha - um chá no jardim à tarde, biscoitos feitos por mim, sentar ao sol de olhos fechados, consciente da falta que ele faz, conversas sobre a vida, os sentimentos, as diferencas, as semelhancas.
Nao estou triste, estou feliz. Um sentimento sereno e tenso, no dia em que acaba o tempo dessa minha aventura.

Amanha chego em Paris, onde me encontro com Daienne. Ficaremos uma semana juntas :) E dia 16 entro no aviao para chegar ao Recife. Até loguinho!

quarta-feira, agosto 31

estou fazendo as malas

segunda-feira, agosto 8

me diz o que acontece

Me diz agora o que pode desejar alguém que carrega uma bolsa enorme no coração? E se esse alguém tiver esticado o amor por todas as pessoas que ama por oceanos enormes? Se esse alguém estiver num lugar distante, com noites e dias muito gelados, carregando casacos pesados, o que esse alguém sente falta na hora em que vai dormir? E se nesse lugar que esse alguém estiver existirem muitas pessoas muito legais, mas se nenhuma for ainda um grande amor (desses que eu sinto por você e você sente por mim)? E se estiver tudo feliz e indo bem na vida desse alguém mas faltar algum sentimento que pese nos bolsos do casaco e aqueça os dias e adoce o chá e amacie o travesseiro e decifre a língua e amarele o sol e azuleça o céu e esquente o banho e perfume os cabelos e abrace a alma?

Júlia Maia Reboucas
profetiza

acontece: a pessoa cansa muito, cansa um cansaco seco, sem cor e sem vida. e aí a pessoa tem que decidir - virar outra coisa ou voltar pra casa.

segunda-feira, julho 25

previsao

Carolina
Nos seus olhos fundos
Guarda tanta dor
A dor de todo esse mundo
Eu já lhe expliquei que não vai dar
Seu pranto não vai nada mudar

Eu já convidei para dançar
É hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor
Uma rosa nasceu
Todo mundo sambou
Uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo
Pela janela, ói que lindo
Mas Carolina não viu

Carolina
Nos seus olhos tristes
Guarda tanto amor
O amor que já não existe
Eu bem que avisei, vai acabar
De tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar
Agora não sei como explicar

Lá fora, amor
Uma rosa morreu
Uma festa acabou
Nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela
O tempo passou na janela

Só Carolina não viu

quarta-feira, junho 29

futebol

Só para registrar, assisti a final da copa das confederacoes no jardim da minha casa de estudantes, BRASIL 4 X ARGENTINA 1. JO GA CO, impressionante como a gente jogou... impressionante.
:))))))
Vi o jogo mei falando sozinha feito uma doida... festjei taaaaaaanto e ganhei parabéns, depois umas pessoas vieram perguntar se era meu aniversário. Hehehhe :p
A Yasmin, outra brasileira, viajou ontem pro Brasil, e a outra brasileira que ficou - a Carmem - nem viu o jogo... BleH :p Quero soh ver como vai ser a copa ano que vem... hihihi :) Que legal, que legal.
E a Alemanha venceu o México ficando em terceiro lugar, jogaram bem, os alemaes ficaram felizes com o resultado.

sexta-feira, junho 24

verao

tao claro, tao quente
até já peguei cor :) to nega de novo, e um pouco mais magra
tudo é mais lindo, mais leve.
um verao de verdade esse ano por aqui.
aguento passar só pouquissimo tempo dentro de casa.
cada dia de sol é pra ser consumido até a última gota, pois o verao é lindo mas curto, e jajá vem o outono e mais um inverno.

sexta-feira, junho 10

sobre os meus exageros

Desde pequena que ouco da minha mae que sou uma velha ou que levo tudo muito a sério.
Daienne andou comentando sobre os meus "exageros".
Mas ninguém, até hoje, expressou de maneira mais GENIAL o jeito que eu encaro as coisas na minha vida do que o grande, grande Fred:

ai meu deus carolina, tais parecendo critico de cinema de arte comentando filme pipoca


hehehehehehe

poizé... poizé...
um dia eu aprendo a deixar disso :p

sinal de vida

Oi, gente :)
cof cof cof...
ahn, hum, er...

;p

Continuo sem ter o que dizer.. espero voltar a postar decentemente um dia desses. Desculpem a fase de desaparecimento... tenham um pouco de paciência.
Eu vou bem :)
Só sem inspiracao pra escrever.
Mas tenho atualizado o Fotolog!!! Passem por lá.
Publiquei também umas fotos recentes no MULTIPLY:
www.selenita.multiply.com

Vou tentar aparecer mais..
reinventar isso aqui.

Beijos beijos!

sábado, abril 30

bem vindos ao quarto 21

Alô alô!
Aqui, Carolina Senna dando finalmente sinal de vida :)
Mas pra compensar a ausencia tao longa, caprichei neste Post com FOTOS para vocês verem finalmente o meu quarto novo. Me mudei no comeco de Abril, lembram?
Algumas observacoes: o quarto é dividido em 2 partes, a primeira quando se entra tem o lavabo e o quarda roupa, a segunda é o quarto mesmo, com cama, estante e mesa de estudos. Reparem no "armário" verde perto do lavabo. Comprei por um euro na IKEA, é de tecido de nylon e pendurado no teto - nao é legal? :)
Fotos do meu corredor, cozinha, sala e banheiro etc. eu mando depois!
Beijos beijos!!



bem vindos ao quarto 21 Posted by Hello



olha lá! Posted by Hello



cama Posted by Hello



verde!!!!!!! Posted by Hello



lavabo e armario! Posted by Hello



colares Posted by Hello



trico Posted by Hello


porta-lapis! eu que fiz! Posted by Hello

sexta-feira, abril 15

20 graus em Hamburgo

Recebi colares coloridos da minha mae - muitos muitos - e estou taaaaaaaaaaaaaao feliz com eles, a vontade é usar todos ao mesmo tempo, muitas cores, muitas cores :) Pequei eles ontem e ontem mesmo já tive que dormir com dois enrolados no pescoco. Dois vermelhos.

Estou muito acelerada e agoniada nesse recomeco.
É muita coisa demais de uma vez só, tudo muito rápido.
Hoje o dia vai ser entre 17 e 22 graus e fica claro até 8:30 da noite.
Estou uma pilhinha, falando pelos cotovelos.
Uso um lenco colorido enrolado na cabeca (o que a mae do André me deu) e as pessoas ficam sorrindo pra mim na rua.
Estou precisando sair, dancar, ouvir música alto e tomar cerveja alema.
(O problema é só que o custo de uma vida de primavera-verao é maior do que o de uma vida inverno :p)

Semana passada foi o Simpósio que eu passei meses organizando, foi a semana mais pesada do ano, me mudei ainda no meio tempo - contei pra vocês - mas ficou tudo certo, saiu tudo bem no simpósio e eu adoro meu quarto novo. Agora que o simpósio passou, as aulas:
Escolhi SETE cadeiras interessantíssimas na Uni pra pagar - uma semana de experiência e a conclusao - nao dá. Por ser tudo maravilhoso e interessante eu fico "doidinha da cabeca" e quero ler tudo sobre tudo e me dedicar mesmo a todos os cursos e ainda tem os amigos e o sol e o parque e o violao e os emails e vocês e as coisinhas pragmáticas do dia-dia e enfim, estou tentando relaxar.. acho que vou ficar em quatro cursos apenas. A universidade está tao lotada que dá agonia.

Estou no fundo com uma saudade enorme e uma sensacao de já basta de Alemanha, se é pra ter sol e leveza, que seja aí com vocês, já tava bom de voltar.... Mas isso no fundo no fundo, só... porque sei também que as coisas só acabam quando terminam, e provavelmente ainda tenho sim o que aprender e experimentar aqui. Só nao consigo ver muito bem agora.. os proximos meses parecem uma embromacao colorida que separa o hoje do dia 16.09, durante os quais tenho que tentar me distrair de algum jeito pra aguentar esperar. A verdade é essa. Mas do jeito que estou montanha-russa de altos e baixos, pode ser que em poucos dias já seja tudo diferente.

Mas saibam da minha saudade - apesar da minha ausencia (estou sem internet em casa) - saibam da minha saudade.

segunda-feira, abril 4

Volta às aulas

Oi gente...
hoje recomecam as aulas, to a Uni, faz um dia lindo de sol e eu tenho uma sensacao muito interessante pra compartilhar. To aqui mas nao vou assistir aulas, que meus seminários comecam soh semana que vem. Mas to aqui mesmo assim correndo de um lado pro outro com um milhao de coisas pra resolver para o simpósio que vai acontecer nessas quinta e sexta feiras. Ontem conheci os professores que chegaram e temos programacao e muito trabalho a semana inteira. Fico olhando as pessoas, muitos calouros, acho que eles parecem extremamente jovens (apesar de saber que de fato sao quase todos da minha idade ou mesmo mais velhos) e tem um arzinho de perdidos - o mesmo que eu tive uns meses atrás (provavelmente o meu ar era mesmo de mais perdida ainda). Isso me fez perceber o quanto jah estou integrada, completamente adaptada aos lugares, aos ares e ao ritmo das coisas aqui na universidade.
Meio ano se passou desde que cheguei aqui... Muito mudou.
Um beijo pra vocês!!

sexta-feira, abril 1

novo endereco

Oi pessoal :)
passando rapidinho pra avisar
*me mudei ontem.. meu quarto novo tah ficando lindo... ele fica num corredor onde tem mais treze quartos, e eu divido cozinha, sala e banheiro com esse mundo de gente. tem muita gente legal (eu jah conhecia antes), eh mto animado, cozinham juntos, fazem festa e ajudam um ao outro etc. Ainda to meio por fora pq acabei de chegar, mas acho q vai ser legal. Hoje já tem festa.
*to trabalhando muito pra organizacao do simpósio que vai ter aqui quinta e sexta que vem. Mas gracas a Deus jah tah chegando, e jah vai passar...
*to sem internet em casa por causa da mudanca.. talvez semana q vem eu jah tenha conseguido organizar tudo.
*segunda-feira recomecam as aulas.
bem, eh isso... essa semana foi muito pesada como dah pra ver.. tem hora que eu soh quero a minha casinha, a minha caminha, a minha Bia... (foi mal citar a Bia e nao a familia e os amigos, mas eh pq a Bia de todas as criaturas a que menos cansa :) ). Eh soh o cansaco dos mortais... vou sair desse RRZ e ir almocar... depois continuar arrumando meu quarto, meu lar nos próximos quatro/cinco meses. Vai passar voando...
Estou sem telefone tb e n vou mais instalar (economia).
beijos beijos beijos!!

NOVO ENDERECO
(Uma coisa legal do meu novo endereco eh q quem me escrever cartas agora vai ter que escrever com ß (chama és tsét e parece um B com uma perninha mais comprida ou um P com duas cabecas uma sobre a outra... podem ficar treinado.. escrever carta pra Selenita é cultura, rapaz... :p)

Alsterdorfer Straße 495
App. 21, 22337, Hamburg

sexta-feira, março 25

FELIZ PASCOA!!

:) Já chegou, né... e daqui a pouco é sao joao...
passo só pra mandar beijos e desejar que estejam bem. Estou com muitas saudades neste dia nublado. EStive no Elbe (o rio que corta a cidade) e lembrei muito do Recife, do marco zero, do porto e dos armazéns, do bar do reggae e do burburinho...
Estou tendo uma boa páscoa. Ontem Jonas e eu escondemos ovos e coelhinhos de chocolate no apartamento da Frauke e da Johanna (as duas estao viajando) e depois saí com a Nora, visitamos uma amiga boliviana dela que namora um brasileiro. Essa amiga dela cozinhou arroz com bife e farofa, com direito a guaraná antártica e paozinho de queijo! :) Depois assitimos titanic na televisao :p Dormi na casa da Nora e hoje de manha fomos pro culto e depois fomos com uns amigos passear perto do rio. Hoje de manha, ganhei de Jonas, que ganou de Johanna, que ganhou em algum lugar, duas entradas para assistir A Flautá Mágica de Mozart no teatro hoje à noite :) Vamos entao eu e a Nora - Di Grátis :p Amanha vamos ao cinema ver um documentário de um finlandês sobre música braliseira :) Estou curiosa. De lá devo ir direto pra casa da Frauke esperar ela chegar, daí vamos assar um bolo juntas e eu vou dormir lá porque domingo de manha cedo tem café da manha na igreja, e depois vamos procurar ovos escondidos no parque da cidade :)
Nada mal, hein? Pra compensar, tenho duas semanas bem cheias pela frente. A semana que vem vai ser meio barra, muito trabalho e minha mudanca. Na semana seguinte comecam as aulas e tem o Simpósio que eu to organizando pro meu trabalho na universidade.

Espero que por aih as coisas estejam bem :) beijos beijos

terça-feira, março 22

ultimas noticias desse inicio de primavera

escrevo sem inspiracao e meio por obrigacao, deve ser por isso que surgem rimas tao odiosas... faltam vinte minutos para a meia noite em Hamburgo, e estou ouvindo damien rice, de pijama, pronta para dormir, exceto pelos dentes ainda sujos do jantar (Knusper Müsli do Aldi). É ainda terca-feira, a penúltima do mês de marco. Tenho muitas coisas para contar.

Fiz a prova do DSH nas semanas retrasada e passada (a prova tinha duas fases) e passei. Esse certificado garante proficiencia suficiente da língua alema para admissao em qualquer universidade deste país. Fiz meio por fazer, nao tenho previsao de precisar tao cedo desse certificado, mas enfim, foi de graca. Pensei muito depois no pessoal do CCBA, nos professores que tive, aprendi muito mesmo lá e eles tem muito mérito.

Passei o último fim de semana sem-teto. Esqueci a chave do apartamento dentro do meu quarto na sexta, e nenuhma das minhas colegas de apartamento estavam em casa o fim de semana inteiro, e claro o pessoal da administracao da casa de estudantes nao trabalhou no fim de semana. Só consegui entrar de novo em casa na segunda à tarde, sujinha e baguncada.. fiquei o fim de semana metade na casa de Frauke e metade na casa de Nora. Apesar de ter baguncado um pouco a minha vida, o episódio - mais uma aventura da selenita cabeca-de-vento - me proporcionou um fim de semana muito legal com meus amigos. Alguns pontos altos: toquei conga (percussao) no culto de domingo na igreja (vcs nao sabiam que eu tocava conga? eu tb nao...), depois do culto fomos eu e uns amigos andando da igreja até a cidade, uma meia hora de caminhada por um trecho lindo de Hamburgo. Estava um dia ensolarado, véspera de início oficial de primavera. Passamos na mcdonalds e compramos ofertas de um euro para fazer um picnic no Alster, o lago do centro da cidade. Ficamos umas duas horas tomando sol igual uns lagartinhos em um pear sobre o lago. Deitei e fiquei muito tempo de olhos fechados, rosto contra o sol, tao feliz da vida - a primavera está comecando. Depois que minha dose própria de euforia foi se atenuando, pude perceber que tudo ao redor fervilhava - primeiro domingo de sol mais quentinho do ano, as pessoas estavam todas na rua. Andavam de patins, de bicicleta, brincavam com o cachorro, uns velejavam no lago, outros andavam de caiaque, vi também canoa com umas cinco pessoas remando... muitos caminhavam, muitos faziam cooper, muitos sentados na grama, tomando sorvete, usando óculos escuros. Em outros pontos da cidade, como a praia do rio Elbe, como o porto, como a Sternchanze com seus barzinhos, também muita gente aproveitava o dia como preferia. Há pouco mais de uma semana as primeiras flores comecaram a nascer na cidade, roxas, amarelas e brancas. Sao as únicas flores por enquanto, e nascem espontaneamente em todo canto.. por isso e pelas cores fortes que têm, chamam muita atencao, e me alegram muitíssimo. Os passarinhos vao voltando pro norte e tb parecem felizes. Só por volta das 19:30 é que o dia está acabando.

Hoje usei saia e fui ao cinema :) Assisti Domésticas, de Fernando Meirelles, e achei maravilhoso. Fiquei intensa como sempre quando vejo um filme bom, e quis de novo fazer cinema. Depois tive saudade e me senti sozinha. Por isso, quando cheguei em casa, entrei imediatamente no MSN e minha mae estava lá :) Também morrendo de saudade no Recife.

Acho que agora posso concluir o post, estao todos mais ou menos atualizados :)
Desculpem, ando meio seca em Marco... acho que Abril vai ser de fogo.. quero fazer uma festa brasileira só pra dancar coco com os cds que mainha vai me mandar. E o elemento melhor pra escrever aqui é água.. por isso nao tenho escrito muito.
Acho que todos deveriam ouvir Damien Rice e Lisa Hannigan cantando Desafinado ou qualquer outra música que eles cantem.
E acho que agora preciso dormir.

Sintam-se beijados e abracados e perdoem um pouco a ausência, é tudo em nome da manutencao da sanidade mental :)

segunda-feira, março 14

cachecol

Terminei de tricotar meu cachecooool :)
Nem ficou tao lindo assim, mas fui eu que fiz, né.. aí é que nem filho, que é lindo de todo jeito. Meu cachecol... verdinho.. quentinho :p

terça-feira, março 8

...

Os dias passam lentos, cada um, mas quando me dou conta, já se passaram muitos.
Marco em breve acaba, e a neve já vai derretendo devagar.
às vezes me sinto só, e depois me sinto bem boba
às vezes me esqueco onde é o meu centro, passeio longe dele e fico muito cansada e com sede.
É difícil brincar de equilibrista.
Mas é só olhar com os olhos certos: como a vida é generosa, meu Deus...
como é generosa.


..

quarta-feira, março 2

clima maluco

Parece que todo ano a coisa piora... aqui na Alemanha estamos tendo um dos invernos mais frios dos últimos sei lá quantos anos. Em Hamburgo neva direto já há dias, a cidade está coberta de neve há quase duas semanas, o que é bem incomum. Os pais da Lisa lá em Tübingen, no sul da Alemanha, estao tendo que lidar com um frio de 21 graus negativos, um absurdo de incomum. E hoje ouvi dizer que fez 41 graus no Recife. O que está aconteceeeeendo? É o apocalipse :p
Eu só sei que estou meio de saco cheio de neve. No comeco da semana eu estava piorzinha, aqui escondida no meu quarto sem querer sair pra nada com medo do frio, sentindo saudade da liberdade que o calor dá.. Nao sei se vcs tem idéia das coisas pequenas, quase insignificantes de que eu comeco a ter saudade: andar com os bracos livres, por exemplo... simplesmente bracos livres, soltos ao longo do corpo, balancando, peito aberto, nao toda encolhida com as maos dentro dos bolsos bem rapidinho até o próximo lugar fechado. Isso sem falar da saudade das sandálias, das saias, do vento fresco do qual se gosta (e nao esse vento gelado que aqui se odeia) etc. A neve é linda, mas me atesta o frio e por isso me deixa de mau humor.
Se bem que hoje eu tive que sair pra fazer feira que nao tinha mais nada em casa.. por isso ive que sair de todo jeito, mesmo continuando nevando - e até que nao foi tao ruim assim :) Meio que fiz as pazes com o clima e estou menos amarga, mas ainda assim esperando feliz por Abril que chega ja já :)

O calor aí tá tao grande assim mesmo?

Abaixo a foto do estacionamento de bicicletas do lado da minha casa :p Isso é o que vemos da janela da sala (o meu apartamento é no 1o. andar).


neveeeeee

quarta-feira, fevereiro 23

um dia em Kiwitsmoor

Alô vocês:) É com muita satisfacao que mostro um pouco mais - visualmente - da minha vida aqui em Kiwitsmoor (pra quem nao sabe, é assim que se chama a casa de estudantes onde eu moro. A casa tem vários apartamentos, eu moro em um apartamento com quatro quartos, ou seja, divido um apartamento com mais três pessoas - Ana, Tina e Zohreh -, temos ainda sala, cozinha e dois banheiros. Lisa mora no apartamento ao lado com o namorado Paris).
Hoje eu estava de péssimo humor, meio triste, carente e com saudade.. Fiz feira de manha, visitei a Lisa no estágio dela de tarde (ela tem um estágio muito legal, depois mando fotos tb) e depois dormi um pouco... nevou muito muito hoje. Levantei com a Lisa vindo tomar um café e depois cozinhamos todas juntas pra comemorar que a Zohreh vai domingo para o Iran (nao tem til aqui) depois de quatro anos sem ver a própria família. Aproveitamos pra tirar várias fotos, e eu, pra mostrar um pouco da minha casa pra vocês.
Nem precisa dizer que melhorei de humor... mas to praticamente de pijama e meio com cara de doente nas fotos :p


Lisa e eu


Zohreh e eu na nossa cozinha ;)


Ana e Zohreh


Amiga de Zohreh, Zohreh e Tina


Ana


pensando na vida depois do jantar (ou limpando os dentes? uH! :p)


Meu quarto!


meu local de trabalho


XiSs


detalhe


parede de fotos (detalhe)


mais fotos


Minhas origens


essa parede é o que há (pelo menos pra mim que tenho saudade.. nao sei se a vcs interessa :p)

segunda-feira, fevereiro 21

novo template

Preciso de mudancas por aqui..
as coisas em mim mudam rápido.
mudam tanto...

que acharam??

reli algumas coisas que publiquei há pouco tempo e dá pra ver já com certa clareza o que mudou em mim. só nao tenho ainda disposicao pra escrever. Estou com tao pouca disposicao que nem pra ir dormir ela basta. Mas nao vou ser tao dura comigo mesma - pelo menos já comecei, mudei as coisas por aqui, espanei as coisas velhas que nao tinham mais nada a ver, tipo "queria ser edgar morin" ou o indicador de humor que há seculos eu nao utilizava. Tirei minha descricao também, e nao adicionei nenhuma nova.. estou ainda um pouco indescritível. No lugar, adicionei um meio sorriso :)
Mas por enquanto estou vivendo, só vivendo, devagar e sempre, na maré mansa, escrevendo pouco, até falando pouco. Estou recarregando as baterias :)
Mas o principal é que estou bem, muito bem.
E estou falando, falando, e nao dizendo nada.
Sao quinze pras três da manha, como o ócio degenera o caráter, amanha acordarei ao meio dia. Estou de férias.

Se sentirem falta da tagboard me avisem. Se nao gostarem, reclamem, eu reajusto aqui :)

sábado, fevereiro 19

FoToS

Olha que legal! :) Umas fotinhas de uma festinha aqui na minha casa semana passada.
Prestem atencao na minha "sala de estar" :p

Lisa e eu

Comadres

Nariz escorrendo nao!!

Mas e só se conversa nessa festa, é?
Danca iranianaaaaaaaa :)


Conhecam minhas mitbewohnerinen: Anna (polônia), Davina (alemanha, amiga de Zohreh, nao mora conosco), Eu (brasil, DuH :p) e Zohreh (iran - nao tem til nesse teclado!)
uNaaaaHhhHhH :p

terça-feira, fevereiro 15

aniversários

No dia mais cheio de aniversários do meu calendário, mando os parabéns pra
Júlia, Paulo,
Izabel e Daene
Saibam que hoje faz dia lindo em Hamburgo, branquinho de neve, céu aberto e azul.
beijos!!

quinta-feira, fevereiro 10

retiros espirituais

Nos meus retiros espirituais descubro certas coisas tão normais
Como estar defronte de uma coisa e ficar
Horas à fio com ela, bárbara, bela, tela de TV
Você há de achar gozado Barbarela dita assim dessa maneira
Brincadeira sem nexo que gente maluca gosta de fazer

Eu diria mais, tudo não passa dos espirituais sinais iniciais desta canção
Retirar tudo o que eu disse, reticenciar que eu juro, censurar ninguém se atreve
É tão bom sonhar contigo, oh, luar tão cândido

Nos meus retiros espirituais descubro certas coisas anormais
Como alguns instantes vacilantes e só
Só com você e comigo, pouco faltando, devendo chegar
Um momento novo, vento devastando como um sonho
Sobre a destruição de tudo, que gente maluca gosta de sonhar

Eu diria sonhar com você jaz nos espirituais sinais iniciais desta canção
Retirar tudo o que eu disse, reticenciar que eu juro, censurar ninguém se atreve
É tão bom sonhar contigo, oh, luar tão cândido

Nos meus retiros espirituais, descubro certas coisas tão banais
Como ter problemas, ser o mesmo que não
Resolver tê-los é ter, resolver ignorá-los é ter
Você há de achar gozado ter que resolver de ambos os lados
De minha equação, que gente maluca tem que resolver

Eu diria o problema se reduz aos espirituais sinais iniciais desta canção
Retirar tudo o que eu disse, reticenciar que eu juro, censurar ninguém se atreve
É tão bom sonhar contigo, oh, luar tão cândido

Retiros Espirituais
-Gilberto Gil

Homenagem a Joaozinho,
ao Inverno Alemao
e aos Mundos Subterrâneos de Perséfone.

segunda-feira, janeiro 31

carnaval em bremen

quero contar sobre o carnaval, foi massa, mas to tao sem saco pra escrever... :p depois.
Por enquanto, vao as fotos!


olha só a galera na rua!


Desfile de fantasias


criancas fantasiadas


escola de samba alema - olha só como é!! Um monte de gente tocando percussao.. parece mais olodum do que escola de samba mesmo


Unidos de Hamburgooo! eeeeh, brinque nao :) Uma das melhores escolas.


nunca vi uma pessoa tocar bateria tao incrivelmente bem na vida.. e era uma mulher :)

sexta-feira, janeiro 28

Tudo branco em Hamburgo

Há dois dias a neve se segura apesar de o frio nao estar tao grande assim - apenas o suficiente. A cidade está mais linda que sempre. E eu, resfriada.

Vou hoje pro "Carnival Animal" de Bremmen, que se chama oficialmente assim, animal mesmo, em português... o organizador é um Brasileiro e parece que todas as escolas de samba da alemanha inteira vao estar lá. Um pedacinho do Brasil. Pena que é o pedaco errado pra mim: vai faltar frevo :p Mas quem nao tem cao caca com gato, e eu vou feliz, conto quando voltar.

E aí, como vai? Beijos!

sexta-feira, janeiro 14

"Alô alô"

grito como quem grita pro vazio com a certeza do eco em resposta. Isso aqui anda com cara de caverna abandonada, e nem a cor branca desfaz a impressao de poeira e penumbra :p Mesmo assim afasto a teia de aranha que obstrui o caminho e esboco um contato, uma aparicao :p
Minha psicóloga disse que a deusa grega da minha personalidade é Perséfone, a filha de Deméter que foi raptada por Hades e por isso passa seis meses sobre a terra e seis meses no mundo subterrâneo. Acho que ela estava certa e por isso vocês têm que se acostumar com meus sumicos e retornos :p Andei profunda e molhada no fim do ano, ou seja, me língua de gente, sensível, saudosa, melancólica, introspectiva, pensativa, nostálgica, artista, enfim, nao tem palavra que se encaixe muito bem, por iss qualquer uma dessas serve. Continuo achando que profundo e molhado, meio lamacento, é o melhor jeito de descrever meu entao estado de espírto. sentia a vida em mim com uma intensidade enorme, e o mundo me perpassava insuportavelmente magnífico e gigante, sentia a presenca e o amor de Deus de uma maneira tao forte e tudo isso junto me remetia a uma letargia encantada, como de alguém em transe, eu nao falava, mal pensava, só sentia sentia e sentia. Acho que a introspeccao, quando coincide com determinada situacao hormonal, acaba fazendo isso com as mulheres de vez em quando. :p

Pois bem que volto ao mundo, faz tempo bom em Hamburgo, segunda fui ver a praia do rio Elbe e ouvir a água foi uma maravilha, pena que nao pude andar descalca na areia. Terca apresentei um trabalho pra minha cadeira em Teologia. Foi maravilhoso, papai e mamae podem se orgulhar, eu nao tinha tanto mais o que fazer entao me preparei muito benzinho, o tema ajudou também, que gosto muito: a natureza antropológica (ou nao) do Bem e do Mal. Perpassando todas as atividades, os amigos da igreja. Segunda à noite teve Hauskreis e depois acabei dormindo na casa de Frauke, que ficamos tocando violao até 3:30 da manha. Terca teve coral, quarta fizemos esporte na sala da mocidade, eu Frauke Anja e Johanna, "treinamento muscular profundo", uma série de exercícios que dura três horas e trabalha todos os músculos de um jeito que voce fica novinho em folha, se sentindo tao bem!! Adorei :) Vamos fazer pelo menos uma vez por semana. Ontem teve ensaio do novo grupo de louvor que estamos comecando, que é certamente um presente de Papai do Céu pra mim, que há tanto tempo que eu peco a ele pra encontrar um jeito de louvá-lo nao sozinha, mas em comunhao com pessoas :) Essa é a coisa que mais me entusiasma no momento, mais que tudo tudinho tudinho. O grupo e as pessoas, a comunhao e o amor. Hoje tem mocidade e antes vou encontrar com Uli, outra amiga da igreja que resolveu aprender português... vamos estudar juntas. A comunidade de brasilófilos cresce a cada dia na Christuskirche :) Hoje à tarde vao instalar finalmente meu telefone fixo lá em casa!! êÊÊêÊ :) Mais possibilidades de contato com vocês. Na minha casa as coisas melhoraram muito depois da chegada das novas moradoras: Ana, da polônia, 23 anos, e Tina, do cazaquistao ou algum país parecido, 30 e poucos anos. Tudo anda mais vivo e limpo ultimamente, mas a verdade é que moro mais na casa de Frauke do que na minha :)

Algumas coisas nao foram tao bem, talvez tenha magoado um amigo porque marquei de sair e desisti de última hora (estava tao felizinha na casa de Frauke tocando violao com ela, rapaz...); perdi a hora do meu tandem e deixei o pobre do meu colega esperando até desistir... só lembrei meia hora depois, que foi quando liguei pra ele; nao fui pro aniversário da Jonna (a filha do Helge, sobrinha da Hille) e nem dei os parabéns, o que eu mesma acho uma falta de consideracao ; e hoje fiz a probre da Johanna acordar muito mais cedo do que ela merecia porque - acreditem se puderem - saí de casa esquecendo meu casaco!! hehehehee! dormi na casa de Frauke e a Johanna é que mora com ela. A Frauke saiu cedo pra escola, eu saí às 09 e quando vi que tava sem casaco era tarde, nao tinha chave, restava apenas tocar a campainha... Enfim, nem tudo pode ser perfeito. Acho que comeca a chegar a hora de podar minhas atividades, agora que comeca a se configurar uma imagem mais estável de o uqe quero fazer, com quem quero estar, essas coisas. Além de tudo isso nao tenho dinheiro nenhum porque a universidade tava com o número errado da minha conta, aí fizeram o depósito mas o dinheiro obviamente nao chegou, e agora é a confusao de o dinheiro voltar e ir de novo, tem que passar por tanta instancia que misericórdia, a sorte é que o tal número errado nao existia, já pensou se tivesse caído na conta de outra pessoa, ia ser maior a confusao. Mas em breve o dinheiro chega, de um jeito ou de outro, tenho comida em casa e nao preciso pagar passagem porque tenho passe-fácil semestral :) Entao tudo bem.

Me sinto no momento muito feliz e tranquila, vou agora pra casa cuidar da instalacao do telefone e vou vivendo dia a dia a dia, observando como minha vida segue, como mudo, o que aprendo e assim as tais perguntas tao gigantes e enormes das últimas semanas vao se tornando toleráveis e sendo leeeeeentamente lentamente respondidas: quem sou realmente, por que estou aqui na alemanha, pra que estou aqui no mundo, o que vai ser de mim :) A resposta da semana é: estou aqui para amar as pessoas e ser amada por elas.
E vocês, como estao?

beijos beijos e até, até :)

PS: Esses dias, quatro pessoas lindas e maravilhosas vao fazer aniversário; aproveito pra deixar meus parabéns, beijo e muita saudade pra

Lu, Tatá, Aninha
e Talinha!